segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Compaixão

Você sabe o significado da palavra padrinho?
Pois bem: Padrinho

s.m. Aquele que leva uma criança à pia batismal, ou a acompanha no sacramento da crisma. / Pessoa que serve de testemunha em atos solenes, como casamento, colação de grau etc. / Patrono, protetor; defensor. / O que é escolhido para assistir à cerimônia da bênção de um navio, avião etc., e dar-lhe o nome.

Eu tive de pesquisar isso na internet pra encher lingüiça aqui. Mas desde o dia do meu batizado eu carrego comigo um conceito que considero o mais correto para essa palavra e para o que ela representa. Como eu fui batizado com idade suficiente pra me lembrar da cerimônia, eu também tive o privilegio de escolher quem eu queria quem fosse meus padrinhos. E assim o fiz, não lembro bem baseado em que, mas posso dizer que acertei muito na escolha. E a cerimônia não poderia ter sido mais perfeita, na varanda da casa da minha avó, com a família da minha mãe em volta, espalhada pelo lugar em meio às redes e cadeiras antigas de madeira e couro que existem até hoje e sempre me trazem boas lembranças. Como a lembrança do tal conceito que eu falei ali em cima. Ele saiu da boca de um padre, o padre Pedro, que era um daqueles padres de antigamente, ele freqüentava a casa da minha avó pra conversar, comer doce, contar e ouvir historia e até pra ser padre, como foi o caso nesse dia. Pois é, assim como um vigário particular ele fez um batismo coletivo domiciliar, porque nesse dia foram batizados também minha irmã e alguns primos, além de mim, é claro.
Pois bem, o padre então era gente boa, mesmo sendo gordo, não usando terninho e nem tendo CD gravado. Mas ele tinha carisma, e sempre dizia umas coisas que se aproveitavam, quase sempre em tom bem humorado. E como eu sempre prezei muito pelo bom humor na religião, ouvi atentamente enquanto ele explicava o apadrinhamento: Serei curto e grosso, disse o padre. Vocês agora serão padrinhos e essas crianças, suas afilhadas. Ou seja, pais e filhos. Porque é assim que deve ser a relação de vocês, como se fossem os segundos pais. Embora isso quase sempre sobre para os avôs.

Depois disso, houve festa e comilança...

E foi desse dia que me lembrei automaticamente na semana passada, quando recebi meu primeiro convite pra ser padrinho. E eu to muito contente com isso, e vou fazer o maximo pra ser um bom padrinho. Pra ver se a mãe do meu afilhado não se arrepende.

4 comentários:

Anônimo disse...

Como eu já havia dito, quero meu nenem com boas referencias, e tenho certeza q tu é, digo isso pq confio noq vc têm a ensinar e na tua disposição pra aprender, então é um ser humano q têm muito a passar e a receber. e tenho dito rs! né pra levar meu filho pra mercê não hein! tô brincando ctg ele pode!

dane, a curiosa disse...

quero saber quem é. :P

Anônimo disse...

Então Dane, sou morena clara, olhos pretos, 53kl(por enquanto) cabelo ondulado (as vezes). Detalhe, vc vai ter q descobri antes da barriga me denuciar rs! um bjim, fofa...hahahaha tu ja me conhece!

Redemoinho disse...

Nossa. Parabéns! Se vc se tornar um padrinho com o mesmo esmero que é como amigo, correrá o risco de ganhar mais um afilhado. Heheheh! Abraços.