sábado, 8 de agosto de 2009

Velhos Amigos

Dizem que quando alguém é presenteado com uma faca, esse alguém deve dar ao seu presenteador, uma moeda. De qualquer valor, tamanho ou época, pois o importante é a troca dos metais. É uma superstição antiga mas com um apelo forte que à vem mantendo até hoje. Pois reza a lenda que sem a troca dos metais, ou seja, a volta da moeda como agradecimento, o aço da faca, em muitos ou poucos dias acaba cortando a amizade dos dois.

Bem, é a lei dos homens, embora essa seja mais viva por conta de um ou dois conservadores e saudosistas. Homens que gostam de manter os velhos costumes pelas mais diversas razões. Pois bem, acreditar não é preciso, mas na duvida. Dê a moeda.
Mas hoje eu lembrei disso porque não soube o que fazer quando ganhei de presente, uma moeda. Eu procurei em todos os cantos da lembrança em busca da resposta de como retribuir a altura o inesperado presente, mas não achei solução alguma. E disse um muito obrigado. O fato é que esses estranhos segundos que poderiam não significar nada, me fizeram pensar sobre como as pessoas me surpreendem e me fazem surpreender comigo mesmo. Eu estou deixando Primavera e poderia listar varias coisas que queria ter feito e não fiz, vários lugares que gostaria de ter conhecido e não conheci, e até comidas que eu quis provar e não provei. Por desanimo, talvez ou falta de grana ou ainda por preguiça. Mas mesmo assim sem planejar você acaba conhecendo uma infinidade de coisas novas, novas paisagens, novos sabores e por ai vai. E isso acontece por causa das pessoas que você nem pensava em conhecer, nem sabia que se dariam bem e muito menos que deixariam em você uma vontade de voltar pra visitar. Poderia até chamar de saudade, mas não sei bem se é isso e se for, prefiro fingir que não é. Porque quando to voltando eu gosto de sentir saudade de onde estou indo. Sem falar da saudade que já me acompanha em tempo integral.

Então eu fiquei pensando enquanto não dormia... Não precisa mesmo devolver nada quando se ganha uma moeda. Não precisa mesmo esperar que a cidade seja interessante e muito menos que as pessoas sejam legais com você ou pra você. E embora uma pessoa tenha me dito isso quase que dessa mesma forma, eu funciono melhor a base de exemplos e experiências. Isso é fato.

Um comentário:

Azul disse...

Olha a faca!